quinta-feira, 21 de março de 2013

RETETÉ , ISSO É DE DEUS ?

 Parando um pouco e observando o atual contexto do " PENTECOSTALISMO " , dá pra ver de cara quando coisa fora de Bíblia tão fazendo em nossas igrejas , parece que a Palavra não é mais o atrativo em muitos lugares por aí . Muitos são os que estão tão somente preocupados em pregar algo pra emocionar na hora do culto , do que algo que venha trazer frutos mais tarde . Já parou para questionar o porque de tantos desviados ? Quando alguém não se alimenta bem , essa pessoa fica fraca e sujeita a muitas doenças , a mesma coisa se dá quando alguém não absorve a Palavra , os movimentos passam , a Palavra de Deus permanece . Sou pencostal e gosto do agir de Deus , mas sou um tanto intolerante com meninices , que só levam a se tomar o nome Santo do nosso Deus em vão . Vou reproduzir um texto de um amigo blogueiro que achei muito interessante , confira : 

“Reteté”:Isso é de Deus?

O pentecostalismo genuíno tem sido atacado por vários tipos de filosofias e ideologias que se parecem espirituais. Temos, portanto, que possuir discernimento. (2Ts 5.21)
O que irá ser abordado não é uma opinião própria baseadas em conceitos do “achismo”, muito menos uma artigo preconceituoso. Isso é o que está na Bíblia e ela não pode ser anulada. (Jo 10.35)

Um pentecostalismo avantajado está se impondo às doutrinas bíblicas. Essa cultura é fundamentada em certos princípios levando até ao mau uso dos dons espirituais. (1Co 12.1)

Jargões e corinhos com mensagens fora dos padrões bíblicos são comuns nesse âmbito.
Irei citar alguns exemplos contrariando-os através da Bíblia:

·         “...Jesus relampeia, relampeia e faz clarear”:
A termo relâmpago só é usado para se referir à rápida volta de Cristo (Mt 24.27), e não para ilustrar o caráter pentencostal e transcendental. Muitos dizem isso, mas não sabem porque estão dizendo.

·         “... Olha o anjo do relâmpago que chegou nesse lugar”:
A angelolatria também é comum nessa cultura. Costuma-se chamar Miguel ou Gabriel e isso é antibíblico, porquanto eles não são onipresentes. Não precisa chamar anjo do relâmpago (Não existe), só Jesus é soberano. Leiam (Hb 1.4).

·         “...Mas desceu Miguel, arcanjo de guerra lá do céu”
Nesse corinho existe uma desvalorização a pessoa de Cristo. Cita Jesus como não tivesse conseguido vencer e que Miguel chega pra ajudar e vence. Me responda, Miguel é mais forte que Jesus? Não. (Hb 1.13-14)

·         “Divisa de Fogo varão de guerra, (...), ele desceu pra guerra...”
Ele não é varão de Guerra, ele é o SENHOR dos Exércitos.(1Sm 1.3; Is 1.9; Sl 68.11)

·         “Tem mistério de fogo aqui...”
Mistério de Fogo? Onde tem isso na Bíblia?
É mais um jargão para manipulação psicológica.
Se é mistério é para Deus, se é revelado é para nós, então como esse mistério seria para nós? (Dt 29.29)

Sem falar também dos dons de profecia e revelação que estão sendo blasfemados. Veja alguns exemplos nesse âmbito:

·         “Deus está preparando o teu (ua) Varão (oa)...”
Temos que saber que profecia não casa ninguém, pois Deus nos concede maturidade suficiente para escolher. “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.” (1Co 14.3). Só para isso e nada mais.

·         “Estou vendo um anjo com uma bandeja...”
Isso é mais comum naqueles que até tem revelação e dizem ter tido uma visão. Mentira não é de Deus.

·         “Estou vendo algo, mas não entendo”
Deus não é Deus de confusão, toda visão é para ser entendida. (1Co 14.33)

O que também caracteriza são as falsas doutrinas, irei explicar:

·         “O cair no Espírito”:
O Espírito Santo não trabalha com possessão, quem faz isso são os demônios em desobediência a Deus. (Lc 8.26-39)- "Obs : Acredito que Deus pode fazer algo sobrenatural na vida das pessoas e até arrebatá-las em espírito cmo fez com Paulo e João , mas tudo com uma finalidade , não foi cair por cair e depois ficar a mesma coisa e sem fruto de nada " grifo meu , ( Marcos Paulo ) .

·         “Sapateado”:
A pessoa não fica incontrolável, é culto racional e não irracional (Rm 12.1). Muitos pulam de alegria, fazem aviãozinho, etc. Não condeno isso, mas o que me indigna é que estão fazendo disso uma doutrina.
Sapateado não é evidência do Batismo no Espírito Santo. Agora as Línguas Estranhas (Glossolalia) sim, não existe aquele que foi batizado no Espírito Santo e nunca falou em línguas (At 2.4). Se não fala, não foi. (At 19.6)

·         “Transferência de unção”:
Não existe transferência de unção. A unção não sai da gente, ela vem do Espírito Santo. (Tg 1.17)
Nunca confunda unção de Deus com emoção, isso ridículo.
Podem até perguntar:
Mas Eliseu recebeu a unção que estava sobre Elias?
Vou responder! Preste bem atenção no texto:
“Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”(2Rs 2.9)
A palavra “espírito” está com inicial minúscula, não se refere diretamente a unção como poder, mas a unção de ser ungido (escolhido, selecionado). A unção não é de Elias e sim o ministério. Eliseu se referiu ao ministério.
Não houve transferência nenhuma, o que houve foi a exaltação de um ministério profético do mesmo caráter.

Certo culto que participei (Não direi a congregação por ética) houve um comportamento do pregador que fiquei constrangido. Ele disse que havia uma “bola de Fogo” em sua mão e que iria jogar em direção a Igreja, com a intenção de emocionar o público. Imagine se fosse verdade, não pensava duas vezes e correria.
“Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados” (2Tm 3.13)

Não sou cético quanto à doutrina pentecostal. Pelo contrário tenho muito prazer em ser pentecostal.
Também não vamos endurecer de mais os corações e desprezar as profecias. (1Ts 5.20)
Não vamos ser comparados a geladeiras que nem “Glória a Deus” e “Aleluia” dá nos cultos. Mas vamos viver um pentecostalismo maduro e edificante.

A Paz do Senhor!

César Filho 

Fonte : http://ircesarfilho.blogspot.com.br 

Que Deus abençoe a cada dia sua igreja , levando-a a maturidade . Dc. Marcos Paulo

2 comentários:

  1. Olá, sou nascido e fui criado em uma igreja tradicionalmente pentecostal, e assim como você não aceito muita coisa que é "ensinada" em igrejas tradicionais, essa cultura pentecostal que vimos nascer, ao meu ver, nada mais é do que um fruto da ignorância - no sentido de estado da pessoa desprovida de conhecimentos - dos crentes mais humildes que aprenderam dessa forma e foram transmitindo isso aos demais. De fato muitas dessas práticas são contestáveis à luz da bíblia, o Apostolo Paulo em algumas de suas epístolas teve que repreender alguns irmão da igreja por utilizar indiscriminadamente os dons espirituais e em contrapartida negligenciar a necessidade de uma transformação no caráter humano. Mas confesso que algo me deixou preocupado em seu artigo, trata-se de sua afirmação de que: “Sapateado não é evidência do Batismo no Espírito Santo. Agora as Línguas Estranhas (Glossolalia) sim, não existe aquele que foi batizado no Espírito Santo e nunca falou em línguas (At 2.4). Se não fala, não foi. (At 19.6)”, bom, primeiro, já que estamos falando de bíblia, sua interpretação está equivocada, 1º as línguas estranhas que são citadas no livro de Atos são línguas humanas como o português, o inglês etc, isso se deu pois o região onde ocorreu o pentecostes era uma área por onde passavam pessoas de várias nações, logo, a glossolalia a que o texto se refere era usada para evangelizar, sendo assim, em nossos dias pode ocorrer a glossolalia dentro desse mesmo contexto, evangelização, mas também pode ocorrer de um cristão ser de fato batizado no Espírito Santo e não falar em línguas (humanas). É cultuado na cultura pentecostal o "batismo com línguas" ou "batismo em linguás", humanas ou dos anjos, o que é triste visto que freqüentemente as pessoas incorrem no erro de buscar em demaseio os dons de Deus e se esquecem de buscar intimidade com o Deus dos dons. O mais triste de tudo é que mesmo após todas as epístolas Paulinas não aprendemos que o verdadeiro indicador do batismo com o Espírito Santo é um caráter nascido de Cristo e a crucificação do velho homem. Em Cristo, Maxwell Civinelli

    ResponderExcluir